4Life

Bem-vindo ao 4life!
Entra, convive, joga, diverte-te!
E não te esqueças, We are here for life.... Wink
www.c-4life.net

4Life... О que é? É uma pequena comunidade que pode se tornar em grande, mas só com a vossa ajuda!

Como pegar na ave e habituá-la à mão do dono

Compartilhe
    Kaivar
    1.º Nível Superior
    1.º Nível Superior

Como pegar na ave e habituá-la à mão do dono

Mensagem  Kaivar em Sex 11 Dez 2009, 23:58

Existem muitas ocasiões em que o dono tem de pegar na sua ave de estimação. Seja para a transportar para a casa, trocar de gaiola ou para conviver. É importante saber como pegar correctamente na ave para garantir que ela não foge, mas sobretudo para evitar que seja magoada ou que magoe o dono com o bico.

Transporte

Ao comprar uma ave deve levar um recipiente adequado para a transportar, caso a loja ou o criador não os forneçam e se já tiver alojamento adequado para o animal.

Uma caixa de cartão com pequenos orifícios que sirvam como respiradouros é o ideal para aves de pequenos porte, como por exemplo, os periquitos.

Para aves maiores, tais como os papagaios, as caixas de transporte devem ser mais resistentes, pois os bicos fortes e sempre prontos a serem usados facilmente rasgam as caixas de cartão. Aconselha-se por isso a utilização de caixas de madeira, também com orifícios.

Pegar no pássaro

A forma mais segura de pegar num pássaro pequeno é esperar que ele poise, colocar a mão sobre o dorso e fechar a mão à volta dele mantendo a cabeça entre o indicador e o dedo médio. Nesta posição, o pássaro não consegue abrir as asas nem bicar a mão de quem o segura. Não é necessário apertar muito, uma vez que a mão envolve o pássaro, não lhe dando hipótese de fugir. Outra forma é segurar a ave com as duas mãos, envolvendo o corpo da ave, deixando a cabeça espreitar entre as mãos. Contudo, desta forma, os pássaros conseguem bicar as mãos que o seguram.

Com papagaios e outras aves de porte maior aconselha-se, pelo menos nas primeiras vezes, o uso de luvas. Segure a ave entre as duas mãos, mas note que com luvas perde sempre um pouco da sensibilidade. Por isso não aperte demasiado e se o animal bicar, liberte-o um pouco, sem contudo deixá-lo abrir as asas.

Se a ave não estiver habituada ao dono e for necessário retirá-la da gaiola, certifique-se primeiro de que as janelas estão fechadas. Retire os comedouros para que possa ter uma maior margem de manobra. Não retire a ave da gaiola nas horas de maior calor. Isto porque as aves agitadas vêem o seu batimento cardíaco acelerar, o que pode ser problemático em períodos particularmente quentes. Aproveite o início e o fim do dia para fazer mudanças ou limpezas.

Empoleirar no dedo ou braço

As aves que se sentem à vontade com o dono não hesitam em saltar para o dedo ou braço para se empoleirarem. Para habituar uma ave à sua mão, comece por oferecer-lhe comida através das grades. Quando a ave se sentir confortável, faça-lhe carícias, primeiro através das grades e depois abrindo a gaiola e afagando o dorso e a nuca. Depois, agarre num poleiro e prenda comida com uma mola. Vá empurrando o poleiro sobre o outro poleiro em que está o pássaro e espere que ele suba para o novo poiso. Depois tire-o da gaiola, aproxime o dedo das patas da ave e espere que a ave suba para ele.

Faça a mesma coisa com pássaros de maior porte, mas lembre-se de que as unhas podem arranhar e se achar necessário, calce umas luvas.

Retirado de:arcadenoe.sapo

Para quem tem aves em casa é útil (:

Cumps
    .mS
    Vencedor Torneio4Life 2vs2
    Vencedor Torneio4Life 2vs2

Re: Como pegar na ave e habituá-la à mão do dono

Mensagem  .mS em Sab 12 Dez 2009, 01:04

N tenho aves em casa, mas ate curtia ter...

Para quem tem aves la em casa, é uma boa ajuda da tua parte... Acredito que haja mais tutoriais na net, e so uma questao de os encontrares i passares aqui...

Cumps
    .mS
    no swear
    1.º Nível Superior
    1.º Nível Superior

Mensagem  no swear em Sab 12 Dez 2009, 19:13

Bom topico!

... mas falta a fase em que a ave passa a comer kaviar lol

Abraço,

- no swear -
    Kaivar
    1.º Nível Superior
    1.º Nível Superior

Mensagem  Kaivar em Sab 12 Dez 2009, 21:05

no swear escreveu:Bom topico!

... mas falta a fase em que a ave passa a comer kaviar lol

Abraço,

- no swear -

Bom isso não estava no site de onde tirei isto xD
    Isto é mais para ajudar a ensinar a pegar numa ave Smile

Cumps
    no swear
    1.º Nível Superior
    1.º Nível Superior

Mensagem  no swear em Sab 12 Dez 2009, 21:09

Primeiro das kaviar à ave para ganhares a confiança dela... depois pegar nela já é facil =D

Agora a serio, não tenho aves, mas tenho um gato, tenho que lhe dar este tutorial =)

abraço,

- no swear -
    Kaivar
    1.º Nível Superior
    1.º Nível Superior

Mensagem  Kaivar em Dom 13 Dez 2009, 00:54

no swear escreveu:Primeiro das kaviar à ave para ganhares a confiança dela... depois pegar nela já é facil =D

Agora a serio, não tenho aves, mas tenho um gato, tenho que lhe dar este tutorial =)

abraço,

- no swear -

A maneira de pegar no gato é muito diferente Surprised

cumps
    no swear
    1.º Nível Superior
    1.º Nível Superior

Mensagem  no swear em Dom 13 Dez 2009, 00:56

Kaivar escreveu:
    no swear escreveu:Primeiro das kaviar à ave para ganhares a confiança dela... depois pegar nela já é facil =D

abraço,

- no swear -

A maneira de pegar no gato é muito diferente Surprised

cumps
    Mas é para ele aprender a pegar numa ave hahahaha
    PILAAADA
    1.º Nível Superior
    1.º Nível Superior

Mensagem  PILAAADA em Dom 13 Dez 2009, 17:27

Acho que está aqui um belo topico para começar a domar o spider.
    A sério, isso vai ajudar me imenso !

Cool

☻/
    /▌ Quem acha o costa é xiter meta o braço no ar
    / \

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua 26 Set 2018, 14:44